A calvície feminina, sem dúvidas, é um assunto bastante delicado. Afinal, nenhuma mulher gostaria de se olhar no espelho e se ver com muito menos madeixas. Mas, infelizmente, esse problema acontece e, aliás, é mais comum do que se imagina.
Já as causas da calvície na mulher são bem variadas, o que também faz com que a calvície seja tão frequente. O mais importante é saber que o problema tem solução, sim.
Neste conteúdo, vamos mostrar qual é o método definitivo para resolver a calvície com um resultado bem natural. Assim, as mulheres podem ter de volta sua autoestima, vaidade e bem-estar.
Acompanhe este artigo para entender mais sobre o assunto! Boa leitura!
O que é a calvície feminina?
Calvície feminina é uma condição estética que afeta muitas mulheres ao redor do mundo todo. É caracterizada pela perda significativa de cabelo que, muitas vezes, leva a uma redução drástica na densidade capilar.
Embora a calvície em mulheres não seja tão comum quanto a masculina, ela pode afetar mulheres de todas as idades e raças. Para se ter uma ideia, cerca de 60% das mulheres podem ter calvície ao longo dos anos.
A boa notícia é que existem diferentes opções disponíveis para minimizar e solucionar os maus efeitos. Daqui a pouco, vamos falar mais sobre isso. Continue por aqui!
Sinais da calvície feminina
Muitas mulheres, ao verem os fios de cabelo na escova ou no pente, se assustam. Mas, apesar disso, é preciso esclarecer que nem toda queda de cabelo significa indícios de calvície feminina.
Vale sempre dizer que, normalmente, perdemos de 50 a 200 fios de cabelo por dia. Por isso, é importante ir além e analisar outros sinais mais significativos da calvície. São eles:
- afinamento dos fios;
- falhas no couro cabeludo (regiões com menos cabelo que deixam o couro cabeludo mais aparente,
- como no topo da cabeça);
- fios de cabelo mais claros;
- diminuição do volume de cabelo;
- perda de fios na parte frontal da cabeça;
- maior espessura da risca que reparte os cabelos.
Quais os tipos de calvície feminina?
A calvície no público feminino pode ser desencadeada por diferentes fatores. Para entender melhor essa parte, confira quais os tipos de calvície feminina mais comuns:
Alopecia Areata
A Alopecia Areata é a perda de cabelos que deixa áreas arredondadas “em branco” no couro cabeludo. As causas são distintas, envolvendo fatores genéticos, problemas imunológicos e até estresse.
Alopecia Androgenética
A Alopécia Androgenética acontece tanto no público feminino quanto no masculino. Mas, apesar disso, a incidência é maior nos homens, isso justamente por conta de hormônios masculinos como a Di-hidrotestosterona (DHT).
Além dessa, outras causas da calvície podem ser: estresse, deficiência de vitaminas, problemas na tireóide, excesso de oleosidade, uso de determinados medicamentos, dentre outras.
No caso dos homens, a perda de cabelos pode ser notada, principalmente, nas laterais da cabeça, no topo (região conhecida como “coroa”). Nas mulheres, a calvície costuma ser mais aparente no topo da cabeça.

Eflúvio Telógeno
O Eflúvio Telógeno é mais uma condição que leva à perda de cabelo. É uma forma de alopecia feminina que afeta principalmente mulheres em idade fértil.
É geralmente desencadeada por eventos extremos, como cirurgias, períodos estressantes, dieta, alterações hormonais e, até mesmo, gestação.
Ao contrário da calvície masculina, que afeta principalmente o topo da cabeça, o Eflúvio Telógeno afeta principalmente a parte frontal da cabeça e o topo da nuca. É uma condição reversível e o cabelo geralmente cresce novamente (após um tratamento adequado).
Alopecia Cicatricial
A Alopecia Cicatricial, infelizmente, causa uma perda de cabelo irreversível. Mas, afinal, como assim? Bem, esse tipo de queda de cabelo acontece por conta de processos inflamatórios no couro cabeludo.
A inflamação faz com que os folículos capilares sejam destruídos e substituídos por uma fibrose (cicatriz localizada abaixo da pele). Então, essa condição faz com que não nasçam mais fios de cabelo naquela determinada região.
Alopecia Senil
Alopecia Senil acontece devido ao envelhecimento dos cabelos, isso por causas naturais ou, ainda, pelo chamado fotoenvelhecimento (envelhecimento precoce quando a pessoa se expôs excessivamente ao sol, durante anos, e sem proteção).
Diante desses fatores, o cabelo sofre afinamento, perda da coloração e queda. Em muitos casos, a perda de cabelo, causada pela alopecia senil, é reversível e precisa da reposição de nutrientes.

Alopecia de Tração
Quando falamos sobre calvície no público feminino, também precisamos mencionar a Alopecia de Tração.
A queda, nesse caso, acontece por causa de penteados que puxam muito os cabelos, como os famosos “rabo de cavalo” e o coque. Além disso, processos de alisamento, como a escova progressiva, também podem causar a Alopecia de Tração.
Tanto os penteados como os processos químicos causam um dano físico no eixo do cabelo, o que leva à queda dos fios, mais perceptível nas laterais da cabeça.
O que causa calvície feminina?
Depende. Como vimos nos parágrafos anteriores, a calvície feminina (alopecia) pode ser de diferentes tipos e, consequentemente, ter motivos distintos.
Então, vamos falar dos sinais da calvície em mulheres, de uma forma geral, ok?
Confira a lista de razões do problema:
- fatores genéticos;
- estresse;
- uso de determinados medicamentos;
- deficiência imunológica;
- problemas na tireoide;
- desequilíbrio hormonal;
- efeitos do pós-parto;
- uso de químicas, como alisamentos;
- deficiência nutricional;
- envelhecimento natural;
- fotoenvelhecimento;
- processos inflamatórios no couro cabeludo;
- dentre outras.
Calvície feminina tem cura?
Quando a perda de folículos capilares NÃO está em estágio avançado, é possível reverter o problema com medidas mais simples.
Leia também: Como evitar a calvície?
Agora, quando a calvície já está muito avançada — de modo que não há como fazer os cabelos nascerem novamente —, o mais indicado é realizar um transplante capilar.
Mas, afinal, como funciona um transplante capilar? O que fazer para tratar a perda de cabelos?
O transplante capilar — feito com a técnica FUE (Follicular Unit Extraction), traduzido como extração de unidade folicular — é uma cirurgia que retira os folículos (raízes), um por um e transplantados em unidades ou, no máximo, em grupos de três por vez.
Além disso, os fios retirados pelo cirurgião, com uma pinça, são sempre da própria paciente, de áreas saudáveis. Vale destacar que essa técnica tem diferentes benefícios, em primeiro lugar, trata-se de um procedimento minimamente invasivo.
Com isso, a paciente não fica com cicatrizes no couro cabeludo. Outra vantagem é que o aspecto final fica muito natural, o que recupera a autoestima e autoconfiança das pacientes.

Outros tipos de tratamento para a calvície
O transplante capilar é a medida mais indicada para casos de calvície mais avançada, como dissemos. Já em casos amenos, é possível optar pelos seguintes tratamentos:
Microagulhamento
O microagulhamento é um processo relativamente simples. O médico, primeiramente, realiza a aplicação de um gel anestésico. Já 30 minutos depois, começa a sessão de microagulhamento na região que apresenta perda de fios capilares.
O objetivo é o de estimular as células-tronco capilares para voltar a nascer cabelo na região afetada.
Medicamentos tópicos
Sim, também existem determinados medicamentos indicados para tratar calvície. Um dos mais conhecidos é o Minoxidil de uso tópico, ou seja, que deve ser aplicado diretamente nas regiões afetadas do couro cabeludo.
O Minoxidil age como um dilatador dos vasos sanguíneos, estimulando o crescimento de novos fios e, claro, evitando a queda capilar.
Mas, atenção: é importante sempre frisar que qualquer medicamento só deve ser usado com prescrição médica. A automedicação, muitas vezes, pode ser prejudicial à saúde. Então, tenha bastante cuidado quanto a isso…
Se você ou alguém que você conhece está enfrentando a calvície feminina, é importante conversar com um profissional de saúde para encontrar o tratamento mais adequado para a sua condição.
Outro ponto importante é pesquisar sobre o preço de um transplante capilar, método eficiente para calvície. Assim, é possível colocar na balança qual é a opção de tratamento mais adequada.
A calvície está afetando a sua autoestima? Aposte em uma solução definitiva, conheça a equipe de transplante capilar (feito com a técnica FUE) da Clínica Ser Cirurgia Plástica! Tenha um resultado surpreendentemente positivo!
Conclusão
A Clínica SER Cirurgia Plástica sempre traz assuntos importantes para a sua saúde e bem-estar. Desta vez, nós falamos sobre a calvície feminina, um problema que pode atingir cerca de 60% das mulheres ao longo da vida.
Além disso, como também explicamos, existem diferentes tipos de alopecia feminina (perda de fios capilares).
O bom é que, hoje em dia, há diferentes maneiras de resolver o problema, o transplante capilar é a medida definitiva, que garante um aspecto natural para devolver a autoestima das mulheres.